ORQUESTRA FILARMÔNICA JAZZ SESI SENAI SOROCABA

Uma história que vem acontecendo por vários anos em nossa instituição de ensino e assim permanece até a presente data.

Um breve relato:

A corporação musical do SENAI Sorocaba, iniciou suas atividades no ano de 2004, sendo criada a partir do uso de instrumentos seminovos transferidos de outras unidades SESI/SENAI do estado de São Paulo, onde, sua estreia ocorreu no dia 15 de agosto de 2004 como Fanfarra Marcial.

No ano de 2006 a Escola SENAI de Sorocaba pleiteou o direito de uso dos recursos via lei Rouanet, e assim, adquiriu novos instrumentos que proporcionou uma melhor condição de ensino musical, promovendo novas apresentações dos trabalhos.

Com isto a escola SENAI Sorocaba formou a denominada Banda Marcial SENAI Sorocaba, e no ano de 2011, conseguiu uma nova oportunidade de adquirir mais instrumentos, fazendo com que a mesma, alcançasse o status de reconhecimento na conquista de premiações em todo Território Nacional.

Em todos esses anos a Banda Marcial SENAI Sorocaba no desenvolvimento de suas atividades sócio cultural, realizou mais de 400 apresentações, com a participação de mais de quatro mil alunos em sua corporação, ganhando vários prêmios, promovendo assim, o incentivo à cultura.

No ano de 2018 quando a corporação completou 15 anos de existência, um novo desafio foi lançado e no dia 25 de julho do mesmo ano institui-se a ORQUESTRA FILARMÔNICA JAZZ SESI SENAI SOROCABA. Iniciou-se assim, uma nova fase na corporação, que proporcionou mudanças não só para Escola SENAI e SESI de Sorocaba, mas sim, para toda a cidade e região, ocorrendo a junção do Projeto Orquestrando São Paulo, numa inciativa do Maestro João Carlos Martins, que tem o apoio da Federação das Indústrias do

Estado de São Paulo e a coordenação local, que recebeu mais este desafio no empreendimento e desenvolvimento cultural.

A OFJ assim como é chamada a Orquestra, vem trazendo música de alta qualidade no desenvolvimento de um trabalho sócio cultural e educacional, que é contínuo em nossa sociedade, além de formar novos músicos, cria novos grupos e vertentes musicais, atuando como disseminadora de cultura.

A OFJ abrange músicos formados, não formados, estudantes de música, e iniciantes; atua também com o público jovem e adultos, na comunidade escolar e nas demais comunidades em nossa cidade, reforça o trabalho sócio cultural, junto de nossas comunidades carentes, promovendo a elevação da autoestima, trabalhando a inteligência emocional de nossos jovens, lembrando que estes, realizam seus trabalhos de forma voluntária.

A Orquestra busca através de patrocínio, alcançar seus objetivos na contribuição direta com a educação, cultura e entretenimento na formação do cidadão de bem, entregando ensino musical, trabalhando a saúde emocional, transformando vidas.

Nosso projeto é inovador no que se refere à formação de Orquestras no Brasil, utilizando a premissa que move a instituição SENAI de ensino, que é o “Aprender Fazendo”, onde, viemos reforçar que a cultura e a educação devem ser pilares para formação plena do cidadão, na detenção do conhecimento, no desenvolvimento de novas habilidades, na auto realização.

Sobre a direção do Prof. Jocilei Oliveira

E Regência o Maestro Vitor Canassa