Sobre o Curso

ÁREA
Metalmecânica - Mecân

CARGA HORÁRIA
1600 horas

PERÍODO DE REALIZAÇÃO DO CURSO
21 dias a partir da data de inscrição

UNIDADE
Escola Senai "Gaspar Ricardo Junior"
Praça Roberto Mange, 30 - Santa Rosália | Sorocaba CEP: 18090-110

TELEFONE
15 3212-7400

E-MAIL
senaisorocaba@sp.senai.br

TURMA(S)
Já iniciadas - Acompanhe o processo seletivo: www.sp.senai.br/processoseletivo

VALOR
Gratuito

Resumo

O Curso de Aprendizagem Industrial Ferramenteiro de Moldes para Plásticos tem por objetivo proporcionar aos aprendizes qualificação profissional na construção, montagem, try out e manutenção de moldes para plásticos, seguindo normas técnicas, de qualidade, de segurança do trabalho e de preservação ambiental.

Requisito

O aluno deverá, no início do curso, ter no mínimo 16 anos e no máximo idade que lhe permita concluir o curso antes de completar 24 anos.
O aluno deverá ter concluído o Nível Fundamental.

turmas disponíveis

Programação do Curso


TÉCNICAS DE REDAÇÃO EM LÍNGUA PORTUGUESA: 40 horas
Comunicação; Parágrafo; Técnica de intelecção de texto; Resumo; Descrição de objeto; Descrição de processo; Pesquisa; Estruturas-padrão; Relatório; Gerenciamento de arquivos; Editor de texto; Internet.

LEITURA E INTERPRETAÇÃO DE DESENHO TÉCNICO: 40 horas
Elementos de Geometria; Material de desenho; Caligrafia técnica; Legenda; Perspectiva isométrica; Projeção ortogonal; Aplicação de linhas; Cotagem; Supressão de vistas; Cortes; Escalas; Representação de acabamentos superficiais (simbologia); Representação de tolerâncias (simbologia).

Usinagem Aplicada à Ferramentaria: 320 horas
Procedimentos de saúde, segurança e meio ambiente; Planejamento; Materiais metálicos; Materiais não metálicos; Corrosão; Controle dimensional; Processo de ajustagem em bancada; Processo de torneamento; Processo de fresamento; Processo de furação; Processo de afiação; Processo de esmerilhamento; Ferramentas de corte para usinagem com máquinas; Acessórios para usinagem; Fluidos de corte; Fluidos refrigerantes; Lubrificação.

Desenho para Manufatura de Moldes: 40 horas
Projeções ortográficas; Desenho de molde; Desenho auxiliado por computador; Interface com o software; Área gráfica; Construção de geometria; Ferramentas do software; Detalhamento; Montagem de conjuntos; Configurações para impressão.

Manufatura de Moldes com Superfícies Planas: 360 horas
Forças; Máquinas simples; Dilatação e contração térmica; Moldes; Sistema de extração; Sistema de alimentação; Sistemas de controle de temperatura no molde; Anel de centragem; Bucha de injeção; Anel de suspensão (Olhal de içamento); Trava de segurança; Cálculos técnicos; Injetoras; Instrumentos de medição e verificação; Retificação; Calibração de furos com alargadores; Serramento; Torneamento; Localizador de arestas; Eletroerosão por penetração; Tratamento Térmico; Processo manual de acabamento de superfície; Montagem de conjuntos; Try out.

Manufatura de Moldes com Superfícies Complexas: 400 horas
Manufatura Assistida por Computador ? CAM; Centro de Usinagem ? CNC; Processo de eletroerosão por corte a fio; Molde de superfícies complexas; Instrumentos de medição; Retificadora manual (chicotinho); Técnicas de ajustes de fechamento; Processo de acabamento de superfície complexa; Usinagem com máquinas convencionais; Polimento por ultrassom; Moldes com gavetas; Manutenção do molde.

Manufatura de Moldes com Automação: 400 horas
Sistema de alimentação; Sistemas de automação pneumático; Sistemas de automação hidráulico; Sensores eletroeletrônicos do sistema de proteção.